sábado, 2 de maio de 2009

Vin Diesel






Mark Sinclair Vincent, mais conhecido como Vin Diesel, (Nova Iorque, 18 de Julho de 1967) é um actor, argumentista e produtor de cinema norte-americano.

A carreira de Vin Diesel iniciou quando ele foi aceite na companhia de seu pai e, em pouco tempo, ele já actuava em produções teatrais no circuito Off-Broadway.Matriculou-se na Hunter College, onde estudava Inglês.

Após 3 anos, o rapaz abandonou os estudos para se dedicar mais à sua carreira de actor, viajou para Los Angeles e, mesmo sendo um respeitado e experiente actor de teatro, ele não conseguiu impressionar ninguém em Hollywood e, após um ano de tentativas, volta para Nova York. A sua mãe deu-lhe um livro 'Filmes ao Preço de Carros Usados', de Rick Schmidt. O livro mostrou-lhe que ele poderia controlar a sua carreira, fazendo os seus próprios filmes.

Conseguiu 3 mil dólares, escreveu uma história baseada nas suas próprias experiências e filmou em menos de três dias, o curta-metragem "Multi-Facial" (1994). O filme de 20 minutos foi escrito, produzido, dirigido e estrelado por Diesel e mostra a vida de um aspirante a actor que, para conseguir um papel, finge ter uma nacionalidade diferente e cada teste que comparece, mas acabava sempre por não conseguir. O filme acabou por ser exibido no Festival de Cannes e ganhou alguns fãs de peso, entre eles Steven Spielberg, que anotou o nome do actor para, quem sabe, usá-lo num futuro próximo.

Feliz com o curta, voltou para Los Angeles e, através de uma campanha de telemarketing, conseguiu quase 50 mil dólares para financiar o seu primeiro longa-metragem, "Strays"(1997) e, seis meses após o fim das filmagens, ele foi aceite para o Festival de Cinema de Sundance.

Chamau mais uma vez a atenção de Steven Spielberg, que, ainda impressionado com a actuação de Diesel em "Multi-Facial", queria conhecê-lo. Foi convidado para ser um dos soldados comandados por Tom Hanks no grandioso e premiado "O Resgate do Soldado Ryan"(1998), filme que ainda contava com Matt Damon, Edward Burns, Giovanni Ribisi e outros.

Vendo o bom trabalho de Diesel os produtores do filme "Velozes e Furiosos"(2001) resolveram dar a Diesel um personagem de destaque na sua nova produção. Diesel viveria o antagonista do personagem interpretado pelo actor Paul Walker.

Com o nome em alta, Diesel actuou na comédia de acção "Knockaround Guys"(2001), ao lado de Barry Pepper, Seth Green e John Malkovich.

Seu próximo trabalho realmente o colocou na elite de Hollywood, vivendo o agente secreto Xander Cage de "Triplo X"(2002), também protogonizado por Samuel L. Jackson e Asia Argento.


Filmografia
* 2009 - Velozes e furiosos

* 2006 - Velozes e furiosos - Desafio em Tóquio (The Fast and the Furious Tokyo Drift)

* 2006 - Find me guilty

* 2005 - Operação Babá (The PacifierPacifier, The)

* 2004 - A Batalha de Riddick (Chronicles of Riddick, The)

* 2003 - O Vingador (A man apart)

* 2002 - Triplo X (xXx)

* 2002 - Filhos da máfia (Knockaround guys)

* 2001 - Velozes e furiosos (Fast and the furious, The)

* 2000 - Eclipse mortal (Pitch black)

* 2000 - O Primeiro Milhão (Boiler room)

* 1999 - O Gigante de Ferro (Iron giant, The) (voz)

* 1998 - O Resgate do Soldado Ryan (Saving private Ryan)

* 1997 - Instinto Assassino (Strays)

* 1994 - Multi-facial






Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam de vossa justiça